Adubação de Grama Esmeralda

Aprendar a como adubar a sua grama

Ouça este artigo narrado áudio é muito melhor caso as letras fiquem pequenas em seu ceular ou computador.

Dicas Como adubar a sua grama


Por que a fertilização regular é importante

Seu gramado é feito de milhares de gramíneas e raízes vivas que precisam ser devidamente alimentadas para se manterem verdes e cheias de vida, para que sua grama possa combater as ervas invasoras e ser mais resistentes às doenças. Um gramado bem nutrido também exigirá menos irrigação, pois criará um sistema radicular de raízes mais profundas no solo e mais grossas, será capaz de buscar água mais profundamente no solo até cerca de 5 metros. Mas enfim, quando e quanto você precisa nutrir a sua grama para ela estar sempre sadia? Basta seguir este cronograma simples de fertilização do gramado que não é feito com datas mas sim em observação do seu lindo gramado.

Quando fertilizar a grama

Se onde você mora é um pouco mais frio, você deve fertilizar seu gramado duas vezes na primavera e duas vezes novamente no outono, sempre utilizando o adubo NPK 10.10.10 ou formulação parecida quantidades próximas a 20 a 40 gramas por m2, isso depende muito da fertilidade do seu solo, por isso cada região a adubação vai com a experiência e observação de cada dono do lindo gramado, pode ser fertilizantes naturais, são um pouco mais caro mas tem muitos micro e macro nutrientes que ajudam no fortalecimento da grama, Cada alimentação deve ser espaçada de de 2 meses. Se o gramado da estação fria ainda estiver verde e crescendo ativamente no verão, você pode continuar a utilizar o fertilizante durante os meses de verão, novamente, certificando-se de espaçar as alimentações com 2 meses de intervalo. No entanto, se a grama ficar dormente de cor marrom durante o calor do verão e a seca, pare temporariamente de alimentar até que fique verde e comece a crescer novamente porque ela pode estar sofrendo stress hídrico.

Início da primavera

A primeira alimentação de adubo no início da primavera deve ser aplicada, sempre respeitando o espaço de 2 meses a cada adubação, pode ser espaço de até 3 meses se o seu solo for bom, assim fazendo adubação 4 vezes ao ano.

Final da primavera

Observe o seu gramado, se estiver lindo e verde diminua a quantidade de adubo a ser aplicado no final da primavera, se estiver com cor mais clara pode aplicar a mesma quantidade, como dissemos tudo depende de cada local, por isso a maravilha de cada um poder cuidar do seu gramado lindamente.

Verão

No verão como é a época que mais chove em alguns estados do Brasil é também onde se deve adubar com um pouco mais de frequência, pois as chuvas levam boa perde da adubação embora com o calor e a volatilização dele, nessa época pode ser recomendado a cada 6 a 8 semanas.

Outono e Inverno

O outono é uma parte importante do seu cronograma de fertilização do gramado, e a primeira alimentação no outono deve acontecer bem no começo, pois é onde a grama vai se organizar para passar a fase dificil do inverno. Aplicar um fertilizante no gramado no outono ajuda-o a se fortalecer ainda mais e prepara-o para o inverno para que você tenha um gramado melhor na próxima primavera. O início do outono também é um ótimo momento para matar certas ervas daninhas do gramado para não deixar proliferar pois no inverno sua grama ira sofrer um pouco, no Inverno adube se você puder irrigar, assim a grama irá se alimentar de forma adequada, se não tiver irrigação é difícil pois pode afetar as raízes o adubo e queimar um pouco, cuidado no inverno e quantidades mais baixas de adubo.

Construa seu programa de gramado pessoal

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo gramado é fertilizá-lo com adubos de alta qualidade. Um gramado bem alimentado e cuidado é mais saudável, o que significa que tem um sistema de raízes melhores e mais profundas assim consegue combater melhor o calor, o frio, a seca, o corte, o tráfego de pessoas, ervas daninhas, animais e outros estresses que possa vir. Embora alimentar seu gramado uma vez por ano melhore sua condição, alimentá-lo 4 a 6 vezes por ano o deixará ainda mais saudável e bonito, mas cuidado com excessos, por isso pedidos para você e sua experiência ter esse cronograma.

Transforme seu gramado no melhor do quarteirão, deixando seus vizinhos babando, com certeza fará muito sucesso.

Alimentação no início da primavera Alimentação no final da primavera Alimentação no verão Alimentação no outono e pouca alimentação no inverno ou quase nenhuma, lembre-se disso.

Por que alimentar no inicio da primavera?

Seu gramado acorda com fome na primavera, a fertilização fortalece as raízes e dá um bom começo de hibernação do inverno principalmente se você não fizer a irrigação.

Final da Primavera

Por que alimentar?

A esta altura, sua grama está ocupada e usando a energia armazenada, então você precisa mantê-la bem nutrida para a chegada do verão e das águas correntes.

Verão

Por que alimentar?

O verão nas épocas das águas a sua grama fortalece ao máximo e se regenera para começar o outono e todo o ciclo novamente.

Outono

Por que alimentar?

Seu gramado está procurando os nutrientes de que precisa fortalecer ainda mais para a chegada do inverno, porque ele irá dormir nessa fase para sobreviver a todo o stress que irá sofrer, mesmo que irriguemos diariamente no inverno ele vai dormir, é normal e natural. Fazer a fertilização do gramado de outono agora fortalecerá as raízes e aumentará o armazenamento de nitrogênio para um gramado verde e saudável na próxima primavera e para não ter nenhum risco de morrer no inverno.

Acho que até aqui sobre as adubações nós da SOL fizemos esse artigo para você se orientar, duvidas é só perguntar, vamos fazer um extra sobre a cal que também é muito importante.

Como e quando adicionar a cal ao solo?

Quando se trata de seu gramado, o nível ideal de pH da terra é um pouco mais ácido, cerca de 5,2 e 6,5. As gramas em geral preferem um pH ligeiramente mais ácido, por outro lado, quando o pH do solo se torna muito ácido, certos nutrientes necessários para o crescimento adequado como nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio ficam indisponíveis para o gramado, por esse motivo a cal é importantíssima para a nutrição das gramas, de modo que a grama não consegue crescer adequadamente. Cal ou calcário pode ser aplicado ao solo para ajudar a aumentar o pH do solo e tornar esses nutrientes mais disponíveis, se o seu solo estiver nesse PH correto isso é um bom sinal mas de todo modo recomendamos a leitura até o final para aprender mais, porque se um dia seu PH estiver ruim você já sabe como e quando fazer.

Teste antes de adicionar cal

De preferencia a locais específicos que fazem esse teste, casas de agricultura e agropecuárias fazem o teste rapidamente, faça um buraco de 10 a 20cm no seu solo, pegue uma colher e raspe debaixo até em cima para pegar a terra, e leve para o teste, se você não souber quem faça compre uma tira de medição de PH, em casas que vendem produtos para peixe também tem, pegue essa mesma erra e coloque em um recipiente com agua destilada ao qual o seu ph é neutro, mexa bem deixe decantar por alguns minutos e coloque a fita para verificar o seu ph.

A cal pode levar vários meses após a aplicação para alterar e alterar o pH da terra, um bom momento para testar o pH do gramado e ajustá-lo se necessário é quando o solo começa a aquecer na primavera, a cal também pode ser aplicada no verão, mas nunca no outono ou inverno se tiver já grama plantada, o benefício de adicionar cal ao solo no verão é a abundancia de chuvas que faz com que ela leve mais rápido a salinidade da terra para mais profundo, melhorando a sua grama.

Que tipo de cal comprar

O calcário é derivado da cal dolomítica ou cal calcifica. A cal calcita é o tipo preferido, graças aos benefícios para à planta proporcionados pelo cálcio que vem nele existente. Existem vários tipos de produtos de cal calcítica disponíveis, incluindo calcário moído para agricultura, calcário pulverizado, fique a vontade para escolher. Embora o calcário pulverizado liquido alterem o pH do solo de forma relativamente rápida por ser diluído.

O ideal é fazer o teste em locais especializados, assim irá dizer quanto por metro quadrado, mas a média de PH faz o uso de calcário em pó de 100 a 150 gramas por m² e esperar 4 a 6 meses para repetir o teste, não coloque mais que isso porque o trabalho não será rápido,

Como Aplicar Cal

A cal só deve ser aplicada em um gramado sadio e verde mas que esteja em um dia seco para não grudar nas folhas e formar pilotes, nunca em um gramado dormente, murcho ou estressado. O calcário é mais eficaz para alterar o pH do solo quando é misturado com a terra superior do solo, o que significa que é mais fácil ajustar o pH do solo antes de plantar os tapetes de grama da SOL ou colocar grama do que adicioná-lo a um gramado estabelecido. Depois de aplicar o calcário para corrigir o pH do solo, é provável que você não precise renovar o calcário por vários anos mas se não fez isso, é como dissemos, em grama sadia e em tempo seco para não prejudicar as folhas nem queimar seu gramado.

Antes de adicionar cal a um gramado formado, verifique se não tem pessoas ou animais no local, isso prejudica o andamento do processo que precisa ser rápido, o calcário em contato com a pele pode secar, por isso use equipamentos de segurança, após terminar de aplicar, recomendamos que irrigue abundantemente para que o calcário desça com a água e é essa a função, descer com a salinização do solo para mais profundo onde não atrapalhe a sua linda grama SOL.

Mantendo o pH do seu gramado sempre

Deixe a cal trabalhar por vários meses e, em seguida, faça um teste de solo novamente, se ficou nas faixas ditas perfeito, se ficou acima tudo bem ele com o tempo e os adubos voltam a salinizar e ficar com o PH mais baixo, se ainda estiver muito acido repita a aplicação, o ideal uma vez por ano no máximo.

Muito obrigado, qualquer duvida estamos a disposição, a SOL agradece você ter lido até aqui, se gostou compartilhe com seus amigos, familiares e quem você ama.