Irrigação da Grama

Aprenda a fazer manutenção e pouco tempo

Ouça nosso artigo narrado em áudio, seu celular as letras ficarem pequenas nossa narração fica perfeita para você.

Dicas Manutenção da sua grama


Chega os finais de semana ou tempo livre, como manter a grama sempre verde e linda?

Você não teve tempo de cuidar do seu gramado, ou esteve fora em alguma viagem por um mês, toda vez que você chega não tem outra novidade, o gramado simplesmente continua crescendo e, se você não cuidou da maneira correta, com certeza o seu quintal a grama crescer e ficou alta (e, possivelmente, terá algumas ervas daninhas).

As ações que você realiza dependem de quanto tempo você ficará fora. Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar seu gramado nas férias de verão, se você estiver ausente por alguns dias, uma semana ou mais (sorte sua!).

Se você ficou ausente por uma semana ou menos.

Foi viajar com a família por uma semana? Fique tranquilo, você não irá nem perceber que houve alguma mudança em seu lindo gramado, a grama cresce mais lentamente e em uma semana ficara quase imperceptível, então alguns cuidados simples como a percepção de alguma erva daninha fica fácil o cuidado.

Vai ficar ausente por duas semanas ou mais? Antes de ir se possível regue a sua grama, para que ela acumule agua caso não tenha chuvas na época da ausência.

Vamos ver o que irá acontecer se você estiver ausente por duas semanas ou mais e a grama sem manutenção.

Ficar longe de casa por períodos mais longos requer um pouco mais de planejamento para manter seu gramado sempre lindo e livre de ervas daninhas.

Se for possível fazer a roçada, desça um pouco o deck e corte a grama um dia antes de sair para deixar ela um pouco mais baixa, quando você voltar, eleve o cortador 2 entalhes antes de cortar o gramado. Tente não tirar mais de um terço da altura da grama de cada vez.

Você voltou e percebeu que sua grama continua na mesma altura porque a cortou mais baixo, mas fique tranquilo a Grama Esmeralda tem seu crescimento mais lento em determinadas épocas do ano, lembrando que se quiser manter seu gramado sempre verde ele precisa de 10 litros de agua por metro quadrado por semana, se não conseguir isso fique tranquilo que sua grama não irá morrer, apenas ficará de cor clara e com as folhas enrugadas.

Se puder investir em uma irrigação controlada resolverá todos os seus problemas, lembrando sempre de não esquecer sobre adubação que é muito importante, temos um artigo sobre isso, veja aqui

Se você estiver ausente por mais de 2 meses.

O seu gramado fica longe de onde você mora e só pode ir de vez em quando? Viajou e volta depois de algum tempo?

Sim você irá ter surpresa se ninguém o cuidou, o primeiro passo foi a grama alta, encontrou ela e vai dar trabalho, mas não desanime, com umas 4 passadas com seu cortador de grama tudo irá ficar perfeito, vá devagar, sem pressa pois a grama alta é muito densa, pode estragar o seu cortador se colocar muito baixo, recomendamos ir no máximo de altura dele e ir descendo um tick por vez, você irá perceber que sua grama ficou parecendo com um tom amarronzado, porque isso aconteceu?

Porque a grama esmeralda muito tempo sem cortar ela começa a crescer como se fosse um caule para fora da terra para fortificação, mas não se preocupe, em 7 dias estará tudo verde e lindo novamente, você irá amar sem sombra de dúvidas, a grama esmeralda é única e incrível, já as outras gramas a manutenção é um pouco mais específica que iremos abordar em outra página especificações apenas para elas, terá tudo aqui nessa pagina de manutenção de gramas.

Não esqueça de ver nossos outros artigos, é muito importante saber tudo o que precisar sobre as gramas, isso é incrível para você, os artigos, nunca se esqueça da remoção de ervas daninhas.

A seca é um problema total para você e seu gramado. É impossível mexe no clima principalmente no inverno quando não chove, a boa notícia que podemos irrigar a grama, mas isso é caro? Claro, pode parecer um pouco pior para o uso por um tempo longo, mas essas dicas ajudarão a garantir que ele esteja pronto para retornar ao seu verde exuberante assim que a Mãe Natureza ligar a torneirinha e as chuvas voltarem.

Se o seu quintal está lutando contra a falta de chuva, a agua esta em um preço alto, você esta com pouco tempo, então vamos ver as opções.

Como verificar se há sinais de estresse

Algumas regiões recebem naturalmente mais chuva no verão e menos no inverno, enquanto lugares recebem chuvas em diferentes épocas do ano, outros recebem muita chuva no inverno, nosso Brasil é lindo por essa tropicalidade exuberante. A questão é saber o que é “normal” para a sua área e o que não é e, em seguida, verifique a grama para ver se você precisa chegar a hora da irrigação.

Aqui estão alguns sintomas de estresse hídrico:

Pegadas firmes no gramado. Atravesse seu quintal e olhe para trás em seu caminho, você pode ver seus passos na grama por um longo período? Sim? Isso é o estresse da seca, este é um sinal revelador que é útil quando o gramado ainda está verde, mas você está preocupado com a recente falta de chuva então logo ele começara a secar porque as folhas estão perdendo água e amolecendo para manter viva a raiz.

Um brilho arroxeado no gramado, frequentemente, você verá a grama parecendo um pouco roxo-azulada / cinza em vez de verde brilhante quando estiver começando a ficar estressada, normalmente, isso anda de mãos dadas com as pegadas como um sintoma inerente do gramado.

O gramado amarelo dourado ou marrom? Se chegou nessa cor o estresse hídrico esta muito alto, então tende a afetar todo o gramado de maneira uniforme, portanto, você irá gastar mais água para poder voltar o verde sadio e mais tempo se tivesse mantido anteriormente. Se o gramado começou a amarelar ou ficar bronzeado durante uma temporada em que deveria estar crescendo ativamente, provavelmente está estressado pela seca ou alguma outra doença, verifique.

Solo duro e seco. Quando você rega o gramado, a água simplesmente escorre? Longos períodos sem irrigação regular podem fazer com que o solo se torne hidrofóbico, o que significa que uma superfície cerosa e repelente de água se desenvolveu no solo e está impedindo o gramado de absorver água, verifique.

Como ajudar um gramado estressado pela seca

Embora uma seca faz parte do ciclo da vida, aprendemos algumas formas de contorna-las com eletricidade e bombas d'agua. Se você teve um problema com ele no inverno passado, por exemplo, certifique-se de aumentar o cuidado com o gramado nesta primavera para se antecipar e ter o gramado mais verde e lindo. Gramados fortes são capazes de resistir e se recuperar do estresse da seca mais rapidamente porque têm sistemas de raízes mais grossas e sólidos e crescimento espesso da parte superior, principalmente a grama esmeralda.

Em seguida, use essas dicas para diminuir os danos que uma seca pode causar em seu gramado.

Corte mais Alto. Quanto mais alto você cortar, mais profundas as raízes do seu gramado crescerão pois não precisarão gastar energia com o crescimento das folhas. Corte na altura mais alta recomendada para o seu tipo de grama e nunca remova mais do que ⅓ da altura total em uma única poda, pois isso pode sobrecarregar ainda mais a grama já estressada com a seca, se puder não faça a roçada com a grama nesse nivel.

Sabemos que roçar a grama e deixar no seu ponto ideal é tentador mas confie no que nós da SOL dizemos, espere mais um pouco. Longe da vista, longe da mente, sentimos você - mas menos crescimento no topo significa menos crescimento de raízes, e raízes profundas são essenciais para que a sua grama lide bem com o stress hidrico.

Mas se ainda assim você for podar a sua grama, afie as lâminas do cortador como se fosse afiar a faca para cortar aquele bife mais caro do churrasco e ter um corte perfeito. As lâminas afiadas proporcionam um corte limpo, o que significa que a grama cura mais rapidamente e com menos stress. Além disso, parece melhor do que grama irregular cortada por lâminas cegas, então esta é sempre uma boa ideia, mesmo quando o gramado está no seu melhor. Se você não tiver o equipamento para afiar essas lâminas, qualquer oficina de conserto de cortadores de grama pode fazer isso por você e o faça, confie.

Regue adequadamente sem desperdiçar água, ainda mais em tempos de aquecimento global, vamos ajudar nossa grama a sobreviver e se manter linda, mas com a consciência da renovação do mundo. Se você quiser manter o gramado verde, regue-o 2 vezes na semana sempre na parte da manhã - isso ajuda a preparar a grama para o sol que entra ou na parte da tarde assim a grama se recupera a noite toda e tem agua suficiente para o dia de calor e baixa umidade, mas nunca de dia ao sol quente, isso fará perder todo o trabalho e a grama não aproveita nem 5% da agua. A quantidade dependerá do tipo de sistema de irrigação que você usa, se for o mais comum que é nós mesmos segurando uma mangueira com água, para cada m² irrigue com 2 litros de água. Se você decidir não regar o gramado (ou se sua área tiver implementado restrições à seca), não se preocupe: sua grama foi projetada para parar de crescer, ficar marrom e dormente como um método de proteção natural e não irá morrer por isso. Mas, se não chover por um mês ou mais, você ainda pode dar uma rega leve uma vez a cada 20 dias. Isso o molha o suficiente para ajudar a protegê-lo durante os períodos de alto estresse, sem fazer com que ele fique verde e cresça, porém precisará irrigar cerca de 10 litros de água por m², por isso dizemos ali mais acima, que se não puder fazer sempre, fará de uma unica vez porém irá gastar mais água.

Limite o pisoteio das gramas no inverno se não puder irrigar sempre. Seu quintal vai agradecer se você ficar longe dele enquanto estiver estressado, você também evitará causar ainda mais danos que podem ser difíceis de consertar futuramente então siga firme que tudo ficará bem, esperamos ter ajudado você a ter mais ideias de como cuidar do seu gramado com pouco tempo, se gostou compartilhe esse artigo da SOL com seus amigos, obrigado